Quem Somos


 O Ministério Jovem, como o próprio nome sugere, é a equipe responsável, dentro da Renovação Carismática Católica (RCC), pelo trabalho de evangelização da juventude dentro do que é próprio deste estado de vida. Isso significa evangelizar, formar, assistir, orientar e motivar os jovens a partir da identidade da RCC, inserindo-os na vida da Igreja.

A formação humana, espiritual e vocacional são as bases para que o jovem se torne protagonista na Igreja e na sociedade. Tudo isso a fim de proporcionar a oportunidade de ter o encontro pessoal com Jesus Cristo, permitindo assim que o jovem responda ao chamado de Deus e sejam construtores da civilização do amor.

A direção principal está em apoiar os Grupos de Orações (GO) nestas atividades, seja na produção de subsídios ao trabalho ou ajuda na formação de novos evangelizadores e na orientação de projetos para este fim. Desta forma, consideramos que todo jovem que participa efetivamente de um Grupo de Oração faz parte do Ministério Jovem.

A Juventude Carismática do Brasil possui uma identidade e espiritualidade própria por pertencerem ao MOVIMENTO ECLESIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA. Portanto, cabe aos grupos de oração mistos ou para jovens oferecer o contato e a experiência dos elementos fundamentais que caracterizam o movimento, a saber: Batismo no Espírito Santo, a abertura e o uso dos carismas, o louvor, a centralidade da Palavra, a vivência comunitária no grupo de oração e outros.

Entendemos que todos estes elementos devem atingir todas as instâncias de atuação no Brasil. Para isso, nossa organização visa atingir todas as dioceses do país, especificamente ao realizar um trabalho com todos os jovens que participam de um Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC).

Estamos estruturados em coordenação nacional, estaduais, diocesanas e com as equipes jovens nos Grupos de Oração. Esta última é considerada a instância mais importante de trabalho, onde as ações essenciais acontecem nos GOs.

Quando falamos das equipes de serviço, ou seja, aquelas que estão na condição de liderança dos jovens em uma determinada localidade (Grupo de Oração, paróquia, cidade, setor, região, forania, diocese ou estado), a direção é que se tenha zelo ao compor este grupo de pastoreio com observância aos seguintes critérios básicos: pessoa que tenha carisma com a juventude; testemunho de vida autenticamente cristã; vida de oração; engajamento no Grupo de Oração; e preferencialmente não seja recente na caminhada.

 

0 COMENTE AQUI!:

Postar um comentário