sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ALIANÇA DE COMPROMISSO?

    Virou moda entre os jovens casais de namorados de todas as idades usarem “aliança de compromisso” ou “aliança de namoro”. Isso não convém ao católico! Sobretudo aos católicos que desejam e acreditam na sagrada união pelo sacramento do matrimônio, que é definitivo.

  Os nossos padres ensinam com muita clareza: “Namoro não é compromisso, é uma fase de conhecimento!”, por isso, amados e amadas Sentinelas da Manhã, não atropelem essa fase de conhecimento colocando uma aliança de compromisso público que pertence só aos noivos que se preparam para o matrimônio.

   A palavra “aliança” vem da palavra “aliar”, que significa “unir; fazer ligação de duas partes”. Sendo assim podemos compreender que aquele anel de metal que os noivos dão um para o outro não é simplesmente um símbolo, mas sim uma identidade, melhor dizendo: uma identificação de união. Não é uma brincadeira, é quase uma oração.

   O costume é usar aliança na mão direita quando noivos e na mão esquerda quando casados. E este ato é um compromisso sério diante de Deus e diante da sociedade. Não é um faz de conta.

   Jovens, em nome de Jesus eu vos exorto: não antecipem esse ato na fase do namoro. Ao fazerem isso irão antecipar não só o status de compromisso, mas também alguns problemas.

   Tenho encontrado meninos e meninas extremamente feridos com essa moda. Começam a namorar e colocam aliança um no outro como “sinal de compromisso”, atropelam várias fases do namoro, em muitos casos infelizmente em um namoro de pecado, se comportam como casados e quando terminam o namoro estão completamente feridos, pois junto ao anel colocaram dentro do namoro, sem discernimento algum, aquilo que é próprio do noivado e do matrimônio.

    Usar aliança no namoro inventando um aparente compromisso é como dizer: “Não aceito o que a Igreja ensina...”, ou ainda: “Esse papo de esperar casar é coisa do passado...”. Em alguns casos é pura falsidade ideológica.

    Amados jovens, o único compromisso que se deve ter no namoro é a Caridade. Esta virtude que leva o ser humano a não trair o outro, a não machucar o próximo. Uma virtude para todos. É ela quem vai determinar a fidelidade de um com o outro. Sobre esse assunto vale a pena conferir a formação do Prof. Felipe Aquino sobre a gravidade da traição no namoro no site da Canção Nova. 

   Se você usa esta dita cuja “aliança de compromisso” deve parar de usar. Caso não concorde com esta formação procure um padre ou uma freira, mostre esta matéria e peça conselho. O Espírito Santo vai conduzi-los no melhor caminho.


LÉO MACIEL
Equipe de Comunicação

8 COMENTE AQUI!:

  1. É triste ver que os jovens hoje em dia deturpam o real sentido do namoro.
    Já passei por essa fase de usar "aliança de compromisso" e hoje percebo o quão vazio é isso.
    Namorar não é apenas trocar beijos, alianças e os infinitos 'eu te amo' ditos por aí.
    Bom ..espero que os jovens possam perceber esse erro e repará-lo enquanto há tempo.

    Um beijo e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Mto boa matéria Leo!! Tema inovador, mas ousado e é assim que desejamos seguir... anunciar a verdade com destemor, parresia, desejo de amar a Deus e aos irmãos!!!

    Parabéns!!! Que a nossa juventude se encontre com a vontade de Deus para o seu namoro através dessas palavras.

    Deus cuide!!! Patrícia (Itajuípe- Diocese de Ilheus)

    ResponderExcluir
  3. Irmão a paz de Jesus!!!
    Desculpa sou do MJ tbm e achei um pouco de exagerado esse artigo.
    "..Usar aliança no namoro inventando um aparente compromisso é como dizer: “Não aceito o que a Igreja ensina...”, ou ainda: “Esse papo de esperar casar é coisa do passado...”. Em alguns casos é pura falsidade ideológica."

    Penso que em um relacionamento em que os dois buscam cumprir a vontade de Deus e estão namorando (se conhecendo) para o matrimonio o uso da aliança de compromisso significa que um está comprometido com o outro e que não namora simplesmente por namorar ou p/ passar o tempo.
    Não acho que seja uma forma de antecipar o casamento, isso já vai das atitudes e da postura dos dois independente do uso de aliança de compromisso ou não.
    Ta certo que hoje em dia muitos usam p/ fazer bonito ou até exigem que o outro use movidos pelo sentimento de posse ou de ciumes, mais ai falta muita maturidade.
    não há o pq proibir o uso se o casal reza e deixa que Deus conduza o namoro, e se Deus está conduzindo p/ o matrimonio santo não há o pq dizer que isso vai contra os ensinamentos da Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou evangelico, e nao concordo com essa radicalidade de lideres religiosos. Se e uma vontade do casal que usem. Sou casado 41anos e penso que os jovens sao livres pra decidir e a igreja apenas ensine

      Excluir
  4. A aliança de namoro não é necessária e nem obrigada; usa quem quiser, quem achar que isto pode ajudar a fidelidade no namoro; mas este continua sendo um começo de relacionamento, conhecimento a dois e pode terminar se for necessário.

    Prof. Felipe Aquino

    http://cleofas.com.br/alianca-de-namoro/

    ResponderExcluir
  5. Aliança de compromisso!?
    Galera, eu to em duvidas e quero saber a opinião de vocês, quanto tempo de namoro é o ideal para ser a dar a aliança? Dois meses é muito pouco? Eu pensei em dar aos 2 meses uma aliança mais "simples" e aos 6 meses trocar, acham errado, certo, muito cedo? Quero a opinião no geral de vocês, e principalmente de vocês garotas o que acham, se fosse vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu como garota acho desnecessário. Namoro é uma fase feita pra acabar (ou no fim, ou no altar), não é um compromisso, não precisa de aliança, você ainda não está junto da pessoa. Recomendo não usar anel nenhum agora, e apenas dar um anel a sua namorada quando for pedi-la em noivado.

      Excluir
  6. Sensato. Sensato. Esse aliança é um sarcasmo c o q é sagrado

    ResponderExcluir